recent posts

Descansa em paz Papá

Oh Meu Deus…nas primeiras horas quis te odiar mas agora eu te agradeço. Eu sempre pedi para ele partir devagar…que a dor viesse lentamente…que não fosse um susto, em que um dia acordasse e do nada, sem avisos prévios o meu pai partiu…obrigada Meu Deus! Nos últimos dois anos foste nos preparando para aceitar esta dor. Começou por recaídas pequenas, sustos ligeiros e por isso, a semana passada pensei que era mais um sustinho, nada de mais, nunca pensei que seria um susto fatal. Porém, apesar de teres concedido esse meu pedido, eu não me apercebi que assim estava a fazer o meu pai sofrer, o meu pai estava a morrer aos poucos, vivia a queixar-se de dores e ontem ele finalmente descansou…então por isso te agradeço!


Meu Deus, sei que qualquer um sofre pela perda de um pai mas eu não sofro só porque ele era meu pai mas sim pela pessoa que ele era…my dad used to say that he was one step closer to be a superman and he definitely was…don’t mind his cocky ways, he was more than that…meu pai era o tipo de pessoa que se estivessemos todos a festejar num almoço e ele visse alguém triste, ele dizia vamos lá anima-lo(a), vamos perguntar o que se passa…o meu pai era o tio favorito, o primo favorito, o irmão favorito…he was everyone’s favourite! Ele era amado por todos…perder o meu pai parece que fecharam a minha família toda num quarto e rebentaram uma bomba…


Papa sério? Papa volta… Deus, quero agradecer por teres me dado um pai tão especial, um pai que sabia espalhar afecto, ternura…meu pai não era daqueles pais que não se podia mostrar sentimentos ou abraçar, pelo contrario, o meu pai me drogava de amor…o meu pai me amava tanto que eu sabia que nada nesse mundo podia me abalar, só a perda dele… sempre senti muito por pessoas que não cresceram com um pai, que não tiveram a oportunidade de saber como o sentimento era bom.


Amar o meu pai era como ecstasy…o meu pai me ouvia, o que eu sentia importava, a minha opinião era relevante, o meu pai se interessava pelo as coisas que eu gostava, ele queria sempre saber o que eu estava a fazer, quais eram planos e ele me apoiava em tudo…meu pai criou filhos e afilhados como se fossem dele e  dava carinho aos seus sobrinhos como se fossem seus filhos… o meu pai era tudo de bom que há nesse mundo...eu não acredito que nunca mais vou rir com o meu pai, que não vou contar as minhas loucuras e ele em vez de ralhar-me, optar por entender-me...o meu pai era íntegro, generoso, bondoso, engraçado, carinhoso, protector, forte, resiliente, paciente....


Oh papa! Volta! Ás vezes somos ingénuos de pensar que isso só acontece com outros, desculpa meu Deus por achar que a minha família estava imune, perdoa-me...agora entendo, que somos meros mortais e que nada podemos fazer, e que nem o nosso amor pode fazer as pessoas ficarem...se o meu pai dependesse do nosso amor para ficar, ele ia viveria um milhão de anos.


Sempre achei que quando alguém morre a vida é interrompida, como se faltasse algo, como se a pessoa ainda tivesse que concluir alguma coisa...contigo não sinto isso, não por causa da tua idade mas pela pessoa que eras, sei que foste completo, sabendo que foste um bom engenheiro, pai, tio, irmão, etc. Viajaste o mundo, inspiraste tantas pessoas, trabalhaste em tantos projectos, conquistaste tanta gente com o teu carisma...eras do tipo de pessoa que todos queriam ficar por perto.


Sei que foste sabendo que nos educaste, deixaste valores, deixaste ensinamentos e memórias perpétuas...Papa, lembraste quando dissest ‘Don’t you ever care what people think’; lembraste de um final de ano, em que na virada foste a minha procura no meio de tanta gente para me dar um abraço; lembraste das poucas vezes que me ralhaste e dia seguinte pedias desculpa? (how? What kind of dad does that?); lembraste de quanto ríamos juntos e as nossas piadas que só nos entendíamos; lembraste das nossas bebedeiras e brincadeiras; lembraste que dizias que eu era maluca e que os malucos sentem e sofrem mais? Agora entendo, porque nunca senti dor igual...


My dad was the only thing keeping me alive...Why have career plans if my dad is not here? Why work on my future?Nothing matters anymore...Papaaaaaaaaaaaaaaaaa....Papa, a Tiffany? A Márcia? A Jandira? A Nayma? O Telmo? O Erick? A Glena? A Tininha? Para quê nos doares tanto amor e depois partires assim... Descansa em paz papa, anima o céu e nos protege...






Descansa em paz Papá Descansa em paz Papá Reviewed by Lunga Noélia Izata on julho 18, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

top navigation

Tecnologia do Blogger.

About me

I am willing to share my own stories and use my platform to talk about movies, books, music, volunteering, traveling and relationships.

My first publication was a fiction novel ‘Sem Valor’ (meaning Worthless) where I addressed autism and prostitution; wrote a short-fiction story ‘Hello. My name is Thulani’ featured on ‘Aerial 2018’ about transgender issues and represents an allegory of identity crisis, meaning everyone is in transition to something; co-authored with six African authors on a motivational book ‘Destiny Sagacity’ about the power of destiny; my memoir ‘The story is about me’ tells my adventures volunteering in Uganda and staying with a family in the village of Wakiso; and my recent offering “Read my Book’ is a fictional approach to apartheid.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog

Featured Post

Featured Post

Translate

Popular Posts